Paraná 2040 – Noroeste

Quatro produtos concretizam o planejamento para o Ecossistema Regional de CT&I Noroeste:

 

 

INTELIGÊNCIA COLETIVA

A Rota Estratégica do Ecossistema Regional de CT&I Noroeste foi alicerçada por um amplo processo participativo que envolveu:

 

ROADMAP

O roadmap deu forma ao planejamento de longo prazo para o Ecossistema Regional de CT&I Noroeste ao sintetizar todos os esforços de inteligência coletiva efetuados durante o desenvolvimento do projeto. Nele ficaram registradas e organizadas as prioridades, ambições e estratégias que, de forma concatenada e em movimento, podem conduzir o projeto de futuro delineado para o Ecossistema Regional de CT&I. Nesse sentido, congrega:

 

Domínios e Subdomínios de Transformação

Foram identificados 8 domínios e 40 subdomínios de transformação que representam as prioridades multissetoriais e temáticas para o Ecossistema Regional de CT&I Noroeste:

 

 

VISÃO DE FUTURO

O Noroeste paranaense destaca-se pelo ramo do vestuário, o qual possui expressivo destaque pelo alcance continental e por sua diversificada e visionária agroindústria, com atuação articulada à produção de biocombustíveis, em direção a padrões de sustentabilidade altamente demandados na atualidade. Além disso, abriga um polo produtivo de metais sanitários que possui representatividade nacional.
Essa espacialidade contempla ainda o denominado Pantanal Paranaense, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo e com amplas oportunidades para a conservação ambiental e o ecoturismo. O Noroeste também sedia feiras e exposições agropecuárias, as quais já se caracterizam enquanto uma tradição regional a ser impulsionada, com contributos oriundos das chamadas tecnologias 4.0.
Nesse contexto, o campo de CT&I encontra-se em pleno desenvolvimento, mostrando-se capaz de agregar arranjos produtivos, parques, incubadoras e startups, o que incide também na potencialização do complexo de Ensino Superior já instalado na região. Assim, a educação soma-se a outras frentes, como saúde, biotecnologia, infraestrutura e logística, que, segundo os atores locais, devem ser fortalecidas para que se alcance o pleno desenvolvimento territorial. Dessa forma, o Noroeste delimitou a visão de futuro expressa a seguir.

 

 

Plano de Ações

O plano para o Ecossistema Regional de CT&I se estrutura a partir de 14 estratégias baseadas em políticas globais de CT&I que orientam a demarcação de ações estruturantes no cenário regional:

 

 

Voltar