Semana Geral dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs)

O Governo do Paraná, por meio da Fundação Araucária e da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, realizará a Semana Geral dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) nos dia 12 a 16/12, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O evento será transmitido através do canal da Araucária no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCgsg5lU-RLiy6I5wdAf3oLQ.

O que são os NAPIs?

São redes colaborativas de pesquisa voltadas à ativação e à consolidação de ecossistemas de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná. A ênfase está na melhor mobilização e integração entre território, empresas líderes, terceiro setor e fatores-chave de desenvolvimento das regiões do Estado.

Os NAPIs focam em áreas prioritárias para o desenvolvimento do estado, promovendo criação de riqueza e qualidade de vida de forma sustentável, levando à maior assertividade dos instrumentos de apoio da Araucária e, consequentemente, melhor retorno sobre investimentos em P&D.

Nos NAPIs é muito importante a caracterização da demanda, nesse caso, de desenvolvimento do estado, em qualquer de suas dimensões ou de suas frentes de desenvolvimento.

A partir dessa demanda, isso é levado para dentro do sistema de ciência e tecnologia e são organizadas redes cooperativas, para que esse conhecimento seja produzido utilizando-se a plataforma iAraucária para se identificar e reunir pesquisadores que contemplem as competências necessárias para solucionar a demanda. Então há uma inversão, ao invés de produzir conhecimento orientado à oferta, nos NAPIs há produção do conhecimento orientado à demanda.

Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo email napi@iaraucaria.pr.gov.br.

Inscrições em: https://forms.gle/ZWtbe9RH7QRq9xDA9.

Veja aqui a programação do evento.

Tags: ,