O NAPI Proteômica surge diante do aumento global de patógenos multirresistentes, que desafiam o diagnóstico e o tratamento de infecções graves, como a sepse. O Paraná destaca-se nesse enfrentamento, especialmente após a pandemia de Covid-19. O projeto propõe a criação do Atlas Vivo do Paraná, um ambiente computacional para compartilhamento e análise de dados proteômicos…
Leia mais
O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Biogás é uma iniciativa que fortalece a cadeia produtiva do biogás e biometano no Paraná, unindo ciência, inovação e mercado. O estado, já referência nacional no aproveitamento de resíduos orgânicos, amplia seu protagonismo ao estimular o avanço do conhecimento e o desenvolvimento de energia limpa e renovável. …
Leia mais
O NAPI Robótica é uma iniciativa que visa impulsionar o desenvolvimento da robótica no Paraná, promovendo inovação tecnológica e avanço socioeconômico por meio de sistemas autônomos e inteligentes. O projeto busca consolidar um ecossistema robusto de pesquisa, formação e inovação, conectando governo, instituições de ensino superior e setor produtivo. Organizado em três eixos — Difusão…
Leia mais
O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Space é uma iniciativa que busca transformar dados de satélites em soluções tecnológicas para atender às demandas do Paraná. A proposta é desenvolver produtos e serviços em áreas que vão da agricultura de precisão à meteorologia, utilizando tecnologias como Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT), e…
Leia mais
O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) “Corpo em Movimento: Formação Cidadã em Rede por Meio de Lutas Corporais” é uma iniciativa que reúne nove universidades públicas do Paraná para promover inclusão social e desenvolvimento humano, por meio das lutas corporais. Atuando nas áreas da biodinâmica e dos aspectos pedagógicos socioculturais do movimento humano,…
Leia mais
O NAPI PITIS – Interoperabilidade em Saúde é uma iniciativa que visa transformar o ecossistema da saúde no Paraná, conectando universidades, governo, setor produtivo e sociedade. Com foco inicial nas regiões metropolitanas de Maringá e Londrina, o projeto busca desenvolver soluções inovadoras para qualificar a gestão, integrar dados e melhorar o cuidado em saúde. Dividido…
Leia mais
O Paraná se destaca como um polo de pesquisa e inovação no Brasil, com forte atuação na área Agrobioalimentar, essencial para a economia estadual. O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Rede AgroBioAlimentar visa fortalecer essa expertise por meio da criação da Rede Luso-Brasileira de Cooperação Internacional, unindo pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do…
Leia mais
Numa importante parceria com a Indústria Paranaense de Estruturas (IPE), o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Aeronaves de Pequeno Porte reúne pesquisadores paranaenses com o objetivo de conceber, desenvolver e introduzir no mercado uma aeronave não tripulada, a AgroVANT. Voltada para pulverização agrícola, essa ferramenta inovadora pretende oferecer desempenho significativamente superior às soluções…
Leia mais
O Napi Abelhas integra os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs). O Arranjo se forma em torno de uma rede de pesquisadores de instituições de ensino superior paranaenses na temática das abelhas e seus subprodutos como: geleia real, mel, pólen, própolis e cera e, especialmente, o produto mais importante, a polinização. O NAPI tem…
Leia mais
O NAPI Gestão e Difusão de CT&I estuda os investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado do Paraná, com foco na Gestão Pública Contemporânea. A análise abrange dimensões e indicadores mensuráveis e confiáveis, garantindo uma avaliação precisa dos esforços na área. Ao estabelecer e monitorar diretrizes para os indicadores relacionados aos investimentos em CT&I,…
Leia mais