NAPI Aeronaves de Pequeno Porte

NAPI Aeronaves de Pequeno Porte

Numa importante parceria com a Indústria Paranaense de Estruturas (IPE), o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Aeronaves de Pequeno Porte reúne pesquisadores paranaenses com o objetivo de conceber, desenvolver e introduzir no mercado uma aeronave não tripulada, a AgroVANT. 

Voltada para pulverização agrícola, essa ferramenta inovadora pretende oferecer desempenho significativamente superior às soluções atuais, destacando-se pela alta produtividade, eficiência operacional, maior velocidade e redução de custos, consolidando-se como uma alternativa proeminente no setor. 

Ao resgatar uma competência nacional única, ligada à engenharia de aeronaves, o Arranjo visa reposicionar o Paraná em uma cadeia internacional altamente competitiva, impulsionando o setor aeroespacial e promovendo avanços tecnológicos. Com isso, amplia-se a geração de empregos, a capacitação de profissionais e a atração de investimentos estratégicos, fortalecendo a economia e contribuindo para o bem-estar social.

ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img

Objetivos

Imagem

Aumentar a produtividade na pulverização agrícola

Imagem

Otimizar o tempo de operação com a ampliação dos horários de pulverização, incluindo períodos noturnos

Imagem

Minimizar o impacto ambiental, integrando biodefensivos e tecnologias de aplicação por microgotículas

Imagem

Impulsionar o fortalecimento da cadeia produtiva no Paraná, promovendo desenvolvimento local

Imagem

Contribuir para o aumento da renda de agricultores e prestadores de serviços, por meio de maior eficiência e competitividade

Números

10

pesquisadores

13

bolsas de graduação

9

bolsas de mestrado

2

bolsas de doutorado

1

bolsa pós-doc

NAPI PLAY

Para apresentar as principais propostas do NAPI Aeronaves de Pequeno Porte, disponibilizamos um vídeo institucional que explora a execução do projeto da aeronave AgroVANT, destacando suas inovações e aplicações. Além disso, no podcast, o coordenador do NAPI, Douglas Paulo Bertrand Renaux, aprofunda os objetivos do Arranjo, discute desafios enfrentados e ressalta a relevância da aviação para impulsionar a economia agrícola do Paraná.