Paraná 2040 – Sudoeste

Quatro produtos concretizam o planejamento para o Ecossistema Regional de CT&I Sudoeste:

 

 

INTELIGÊNCIA COLETIVA

A Rota Estratégica do Ecossistema Regional de CT&I Sudoeste foi alicerçada por um amplo processo participativo que envolveu:

 

ROADMAP

O roadmap deu forma ao planejamento de longo prazo para o Ecossistema Regional de CT&I Sudoeste ao sintetizar todos os esforços de inteligência coletiva efetuados durante o desenvolvimento do projeto. Nele ficaram registradas e organizadas as prioridades, ambições e estratégias que, de forma concatenada e em movimento, podem conduzir o projeto de futuro delineado para o Ecossistema Regional de CT&I. Nesse sentido, congrega:

 

Domínios e Subdomínios de Transformação

Foram identificados 8 domínios e 40 subdomínios de transformação que representam as prioridades multissetoriais e temáticas para o Ecossistema Regional de CT&I Sudoeste:

 

VISÃO DE FUTURO

O Sudoeste do Paraná possui um sistema regional de inovação instalado, alcançando temas contemporâneos fundamentais, como sustentabilidade, biotecnologia, desenvolvimento territorial, qualidade de vida e segurança alimentar. Tem como destaque a sua agroindústria consolidada, no âmbito da qual vem apostando em produtos de alto valor agregado, considerando, dentre outros elementos, o grande potencial das bacias leiteiras presentes na espacialidade.
Adicionalmente, vêm sendo responsáveis pelo dinamismo do Sudoeste setores como o Eletrometalmecânico, de Madeira & Mobiliário, do Vestuário & Acessórios e o Médico-hospitalar. Os atores locais ainda visualizam o turismo – seja rural, ecológico, gastronômico, cultural ou tecnológico – como um campo de grande potencial, a ser aperfeiçoado e alavancado.
O Ecossistema abriga um polo em tecnologia da informação e comunicação, com capacidade de contribuições expressivas e diversificadas em todos esses segmentos. Nesse contexto, o aprimoramento de sua infraestrutura e logística, bem como o investimento em energias renováveis, são tópicos latentes na agenda regional.
No cenário educacional, há a presença de vários campi de ensino superior, que concentram significativo capital intelectual e possuem espaços que podem sediar congressos, feiras e outras iniciativas em CT&I que o Ecossistema deseja atrair. Ainda nessa frente, o fomento à educação profissional, com um leque de formações dirigidas à atuação na indústria, no comércio e para a prestação de serviços, figura como aspiração relevante no território. Dessa maneira, o Sudoeste objetiva alcançar a visão descrita a seguir.

 

 

Plano de Ações

O plano para o Ecossistema Regional de CT&I se estrutura a partir de 14 estratégias baseadas em políticas globais de CT&I que orientam a demarcação de ações estruturantes no cenário regional:

 

 

Voltar