
Oeste do Paraná se destaca como hub logístico e polo de inovação agro, com negócios voltados tanto à exportação quanto ao abastecimento interno, atuando para melhorar a competitividade do setor enquanto uma de suas maiores forças.
É também referência no desenvolvimento de tecnologias em energias renováveis. A região possui relevantes ativos naturais e de biodiversidade e seu Ecossistema de CT&I evidencia o interesse de atuar na preservação e conservação desse conjunto de valor.
O incentivo ao cooperativismo e à articulação entre atores são diferenciais do Oeste e contribuem para a prosperidade de negócios e a implementação de novas tecnologias. Os representantes do Ecossistema veem a inovação como a base para a sustentabilidade das empresas e de seu território como um todo nos próximos anos.
Com um polo de Ensino Superior de destaque instalado, a educação constitui fator-chave aos êxitos do Oeste paranaense.
Ecossistema que abarca a Tríplice Fronteira, o Oeste aposta em ações de estreitamento de laços e articulação entre os atores dos três países, com foco no fortalecimento da economia, compartilhamento da cultura, entre outros aspectos importantes para seu desenvolvimento.
Para 2040, os atores regionais projetam a seguinte visão de futuro: