Paraná 2040 – Oeste

Quatro produtos concretizam o planejamento para o Ecossistema Regional de CT&I Oeste:

 

 

INTELIGÊNCIA COLETIVA

A Rota Estratégica do Ecossistema Regional de CT&I Oeste foi alicerçada por um amplo processo participativo que envolveu:

 

ROADMAP

O roadmap deu forma ao planejamento de longo prazo para o Ecossistema Regional de CT&I Oeste ao sintetizar todos os esforços de inteligência coletiva efetuados durante o desenvolvimento do projeto. Nele ficaram registradas e organizadas as prioridades, ambições e estratégias que, de forma concatenada e em movimento, podem conduzir o projeto de futuro delineado para o Ecossistema Regional de CT&I. Nesse sentido, congrega:

Domínios e Subdomínios de Transformação

Foram identificados 11 domínios e 55 subdomínios de transformação que representam as prioridades multissetoriais e temáticas para o Ecossistema Regional de CT&I Oeste:

 

VISÃO DE FUTURO

O Oeste do Paraná se destaca como hub logístico e polo de inovação agro, com negócios voltados tanto à exportação quanto ao abastecimento interno, atuando para melhorar a competitividade do setor enquanto uma de suas maiores forças. É também referência no desenvolvimento de tecnologias em energias renováveis. A região possui relevantes ativos naturais e de biodiversidade e seu Ecossistema de CT&I evidencia o interesse de atuar na preservação e conservação desse conjunto de valor.

O incentivo ao cooperativismo e à articulação entre atores da hélice quádrupla seguirão como diferenciais do Oeste e devem contribuir para a prosperidade de negócios e a implementação de novas tecnologias. Os representantes do Ecossistema veem a inovação como a base para a sustentabilidade das empresas e de seu território como um todo nos próximos anos. Com um polo educacional de Ensino Superior de destaque instalado, a educação seguirá como fator-chave aos êxitos do Oeste paranaense.

Ecossistema que abarca a Tríplice Fronteira, o Oeste deverá manter suas ações de estreitamento de laços e articulação entre os atores dos três países, com foco no fortalecimento da economia, compartilhamento da cultura, entre outros aspectos importantes para seu desenvolvimento. Dessa forma, o Ecossistema espera alcançar a visão expressa a seguir.

 

 

Plano de Ações

O plano para o Ecossistema Regional de CT&I se estrutura a partir de 14 estratégias baseadas em políticas globais de CT&I que orientam a demarcação de ações estruturantes no cenário regional:

 

Voltar