Um trabalho desenvolvido no âmbito do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação – NAPI Emergência Climática garantiu o 2º lugar na categoria mestre/doutor do Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo CNPq e patrocinado pela Fundação Roberto Marinho. A informação foi comunicada por telefone pelo presidente do CNPq, Ricardo Galvão, ao pesquisador e bolsista PDJ do projeto, Luiz Fernando Esser.
A pesquisa premiada consiste no desenvolvimento de um software, o chooseGCM, capaz de aprimorar a escolha de projeções climáticas em estudos sobre mudanças do clima, aumentando a precisão das análises.

O pesquisador Luiz Fernando Esser (Foto/Celso Ikedo)
“A premiação, além do reconhecimento em si que é extremamente importante, ainda garante um ano de bolsa CNPq. Então, nesse sentido, é uma ajuda excelente para todos os pesquisadores agraciados: a certeza de que teremos mais um ano de pesquisa de ponta sendo desenvolvida”, diz Luiz.
Ele acredita que o ponto forte do projeto é o trabalho em rede e multidisciplinar, incluindo características de trabalho distintas com pesquisadores da área da computação, geografia, ecologia e biologia. “O trabalho em conjunto com visões complementares que se apoiam nos levam a prestar atenção em aspectos antes negligenciados e favorece a produção de ciência de ponta”, afirma Luiz. A pesquisa foi concebida através de um trabalho colaborativo e em rede envolvendo, além de Luiz, pesquisadores de três universidades diferentes: Dayani Bailly, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Marcos Robalinho, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Reginaldo Ré, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
O líder ainda destaca que o trabalho foi desenvolvido a partir de um vão na literatura e nas metodologias de pesquisas em mudança climática. “Acho legal que este trabalho foi financiado com outro fim, o de promover a conservação das espécies naturais, mas acaba por desenvolver uma pesquisa mais ampla”, completa.
Segundo o edital, a cerimônia de entrega ocorrerá no Palácio do Planalto, com previsão de participação do presidente Lula. Para saber mais sobre o chooseGCM, assista ao vídeo abaixo!
Por: Guilherme de Souza