Projeto do NAPI Emergência Climática conquista 2º lugar no Prêmio Jovem Cientista

magem destacada noticia

Projeto do NAPI Emergência Climática conquista 2º lugar no Prêmio Jovem Cientista


Um trabalho desenvolvido no âmbito do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação – NAPI Emergência Climática garantiu o 2º lugar na categoria mestre/doutor do Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo CNPq e patrocinado pela Fundação Roberto Marinho. A informação foi comunicada por telefone pelo presidente do CNPq, Ricardo Galvão, ao pesquisador e bolsista PDJ do projeto, Luiz Fernando Esser.

A pesquisa premiada consiste no desenvolvimento de um software, o chooseGCM, capaz de aprimorar a escolha de projeções climáticas em estudos sobre mudanças do clima, aumentando a precisão das análises.

 

O pesquisador Luiz Fernando Esser (Foto/Celso Ikedo)

 

“A premiação, além do reconhecimento em si que é extremamente importante, ainda garante um ano de bolsa CNPq. Então, nesse sentido, é uma ajuda excelente para todos os pesquisadores agraciados: a certeza de que teremos mais um ano de pesquisa de ponta sendo desenvolvida”, diz Luiz. 

Ele acredita que o ponto forte do projeto é o trabalho em rede e multidisciplinar, incluindo características de trabalho distintas com pesquisadores da área da computação, geografia, ecologia e biologia. “O trabalho em conjunto com visões complementares que se apoiam nos levam a prestar atenção em aspectos antes negligenciados e favorece a produção de ciência de ponta”, afirma Luiz. A pesquisa foi concebida através de um trabalho colaborativo e em rede envolvendo, além de Luiz, pesquisadores de três universidades diferentes: Dayani Bailly, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Marcos Robalinho, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Reginaldo Ré, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O líder ainda destaca que o trabalho foi desenvolvido a partir de um vão na literatura e nas metodologias de pesquisas em mudança climática. “Acho legal que este trabalho foi financiado com outro fim, o de promover a conservação das espécies naturais, mas acaba por desenvolver uma pesquisa mais ampla”, completa.

Segundo o edital, a cerimônia de entrega ocorrerá no Palácio do Planalto, com previsão de participação do presidente Lula. Para saber mais sobre o chooseGCM, assista ao vídeo abaixo!

 

Por: Guilherme de Souza