Pesquisa e Inovação são destaques da participação do Novo Arranjo em evento de ciência e tecnologia
Entre os participantes da 3ª Semana dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) , o NAPI Manna se destacou pela apresentação de suas iniciativas inovadoras. O evento reuniu pesquisadores e profissionais de diversas áreas no Campus da Indústria, em Curitiba, nos dias 11 e 12 de março. A promoção é da Fundação Araucária, que teve como objetivo destacar os avanços e perspectivas de cada arranjo, contando com palcos e balcões expositivos.
Atualmente, o NAPI Manna atua em quatro frentes principais. Entre as iniciativas, está o trabalho com escolas públicas, agora com foco na formação de professores, além da pesquisa em áreas como Internet dos Drones, metaverso e inteligência artificial. Outra novidade é a implementação de um programa de residência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), formando especialistas em Tecnologias Exponenciais e Educação 5.0.
De acordo com a professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Linnyer Ruiz Aylon, coordenadora do grupo, a transição do Manna para um NAPI trouxe um selo de reconhecimento e excelência, fortalecendo a colaboração entre pesquisadores e ampliando a qualidade das pesquisas desenvolvidas. “O fato de trabalharmos em NAPIs traz uma nova organização para o trabalho, um novo olhar para o futuro dos nossos projetos”, afirmou Linnyer
Equipe do NAPI Manna apresenta o Arranjo na 3ª Semana dos NAPIs (FOTO/NAPI PRFC)
Durante o evento, a equipe também ressaltou a participação no Ano Internacional da Quântica, promovido pela Unesco e pela ONU. O projeto “Quantum Trip” levará 200 kits de quântica para escolas públicas em diversas regiões do Brasil, capacitando professores de diferentes áreas a trabalharem com tecnologia e ciência quântica em sala de aula. “Selecionamos 300 professores de cidades pequenas, não necessariamente da área de tecnologia, para ensinarmos quântica e levarmos esse conhecimento a todo o Brasil”, informou a pesquisadora.
Outro ponto alto foi a presença dos Clubes de Ciência do Paraná Faz Ciência no evento, iniciativa apoiada pelo NAPI Manna. O grupo demonstrou sua vocação para o suporte a professores e estudantes de diversas disciplinas, proporcionando espaços interativos com mais de 100 experimentos pedagógicos, incluindo 20 estações de inteligência artificial, 10 de Internet dos Drones, além de robótica, impressão 3D e Internet das Coisas (IoT).
“Esse evento é uma oportunidade única para que professores e estudantes possam experimentar e descobrir qual tecnologia melhor se adapta à realidade de suas escolas”, concluiu a coordenadora do NAPI Manna.
Assista ao vídeo abaixo para acompanhar a apresentação do NAPI Manna na 3a Semana dos NAPIs e saber mais detalhes das pesquisas do Arranjo.
Por Maria Eduarda de Souza Oliveira