NAPI Gestão e Difusão de CT&I marca presença na 3a Semana dos NAPIs

magem destacada noticia

NAPI Gestão e Difusão de CT&I marca presença na 3a Semana dos NAPIs


Grupo trabalha na criação de métricas para medir a eficiência de investimentos em ciência, tecnologia e inovação no estado

 

O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Gestão e Difusão de Ciência, Tecnologia e Inovação (NAPI GDCT&I) atua na criação de indicadores estratégicos que possam medir os impactos sociais, econômicos e estruturais das políticas de CT&I no Paraná. 

Entre os dias 11 e 12 de março, a 3ª Semana dos NAPIs reuniu pesquisadores, gestores públicos e representantes do setor produtivo para discutir os avanços científicos e tecnológicos impulsionados pelos Arranjos no Paraná. Coordenado pela professora Deborah Bernnett, o NAPI GDCT&I busca contribuir com a formulação de políticas públicas mais eficientes e baseadas em evidências.

“Nosso NAPI é um pouco diferente dos demais. Nós somos um time de research design, ainda com a perspectiva de um NAPI, com seis pesquisadores, e eu coordeno esse grupo de trabalho para desenvolver esses indicadores”, explica Déborah. O foco do grupo está em melhorar o cenário de ciência e tecnologia no estado, considerando não só o investimento em dinheiro, mas também a formação de pessoas, o uso de recursos e os impactos sociais.

 

A professora Deborah Bennett na 3a Semana dos NAPIs (Foto/NAPI PRFC)

 

Com um ano de atuação, a pesquisa continua em fase de validação. “É um trabalho orgânico. No momento em que eu defino um indicador, talvez dali a dois minutos o número já seja outro. Muitos mudam com frequência”, afirma. A proposta é estruturar um conjunto de indicadores que sirvam como base para a gestão pública e para decisões estratégicas sobre CT&I no Paraná.

Segundo Deborah, os NAPIs são peças-chave nesse processo. “Os NAPIs hoje são programas de Estado e não mais de governo. Cada um deles tem seus próprios indicadores, mas percebemos que essa convergência pode se unificar. A ciência, tecnologia e inovação são eixos do desenvolvimento territorial e nacional.”

O objetivo final do grupo é construir uma ferramenta comum que ajude todos os NAPIs a dialogar por meio de métricas compartilhadas. “A gente pode unificar de forma qualificada, avaliada por todos eles, um caminho comum de análises para todos, independentemente das suas temáticas e pesquisas variadas”, conclui a coordenadora.

 

Assista ao vídeo abaixo para acompanhar a apresentação do NAPI Gestão e Difusão de CT&I na 3a Semana dos NAPIs e saber mais detalhes das pesquisas do Arranjo.


Por Guilherme de Souza Oliveira