NAPI EZC promove evento científico inédito sobre aplicações de nêutrons

magem destacada noticia

NAPI EZC promove evento científico inédito sobre aplicações de nêutrons


Por Silvia Calciolari

Em outubro acontece a Primeira Escola Paranaense de Aplicações de Nêutrons no Agro, Medicina, Indústria, Energia e Novas Tecnologias, a ser realizado em Curitiba

 

Com organização do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Energia Zero Carbono (NAPI EZC), acontece em Curitiba de 20 a 25 de outubro na Universidade Federal do Paraná (UFPR- campus Rebouças), o evento científico Escola de Nêutrons 2025. O objetivo é apresentar aos participantes como as técnicas que utilizam nêutrons como sonda podem contribuir para as áreas de Agricultura, Biotecnologia, Energia, Metalmecânica, Medicina e novas tecnologias, que são as que se pretende impactar com a realização da Primeira Escola no Paraná.

A Escola de Nêutrons 2025 tem como meta proporcionar aos participantes uma compreensão abrangente das técnicas de nêutrons, abordando tanto os fundamentos teóricos quanto suas aplicações experimentais. A programação incluirá aulas expositivas, atividades práticas e tutoriais com softwares especializados, garantindo uma formação completa e integrada nas diversas etapas do uso científico dessa metodologia. 

A iniciativa conta com colaborações que devem resultar em propostas de financiamento submetidas a agências de fomento como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, (CAPES), Fundação Araucária e Science and Technology Facilities Council (STFC), do Reino Unido), com o intuito de apoiar a mobilidade de pesquisadores para realização de experimentos com feixes de nêutrons, bem como o desenvolvimento de infraestrutura científica.

Aplicação de nêutrons na Medicina contribui para desenvolvimento de novos fármacos (Reprodução)

Para o coordenador do NAPI EZC, professor do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Ivair Aparecido dos Santos, “a expectativa para a realização do evento é muito positiva. O Napi EZC pretende, com apoio da Fundação Araucária, financiar a participação de alunos de pós-graduação e jovens doutores paranaenses na Primeira Escola Paranaense de Aplicações de Nêutrons no Agro, Medicina, Indústria, Energia e Novas Tecnologias. Essa ação visa potencializar e espraiar os impactos da iniciativa por todo o Paraná”.

Participam da coordenação nacional do evento, além de Santos, o professor de Física da UFPR, Fabiano Yokaichiya, do Laboratório de Óptica de Raios X e Instrumentação (LORXI), e a professora Margareth Kazuyo Kobayashi Dias Franco, do Serviço de Gestão de Rejeitos Radioativos do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (SEGRR-IPEN). O professor Luiz Fernando Cótica, da Física UEM, a professora  Katia Dionísio de Oliveira do Laboratório de Processos Catalíticos Sustentáveis (proCatalis) da UFPR, e o professor Cícero Naves de Avila Neto, da Engenharia Química da UFPR, também compõem a comissão morgan izadora do evento.

Em breve a organização irá disponibilizar informações em site próprio do evento.

Pontos focais

Em relação aos temas definidos para o evento, no que se refere à Agricultura, será  apresentado estudo do solo e fertilizantes, como os nêutrons podem ser usados para mapear a distribuição de água no solo e estudar a interação de fertilizantes com o ambiente, ajudando a melhorar sua eficiência e reduzir impactos ambientais, entre outros aspectos.

Já no campo da Biotecnologia, nêutrons são ideais para estudar a estrutura de proteínas, DNA e enzimas, permitindo o desenvolvimento de biotecnologias inovadoras, como biossensores e novos biocatalisadores. Com os nêutrons, é possível observar interações moleculares em soluções, auxiliando no design de biotecnologias, como sistemas de entrega de medicamentos. 

Para Energia, o foco é em estudo de materiais para baterias e células a combustível: os nêutrons permitem investigar estruturas internas de materiais usados em baterias de lítio, hidrogênio e sistemas de armazenamento de energia, melhorando eficiência e durabilidade. Há ainda o desenvolvimento de catalisadores e as técnicas de espalhamento que ajudam a entender catalisadores usados em reações químicas, como as aplicadas à captura e conversão de CO₂.

No campo da Energia, a proposta é melhorar a eficiência e durabilidade dos sistemas de armazenamento (Reprodução)

Otimização

As técnicas baseadas em nêutrons permitem medir tensões internas em componentes metálicos, ajudando a prever falhas e melhorar a qualidade em indústrias como  automotiva, aeroespacial e de máquinas agrícolas, parte que compreende a Metalmecânica. Os nêutrons podem ser usados para analisar processos como soldagem, tratamentos térmicos e impressão 3D, otimizando o desempenho de peças fabricadas. 

Na Medicina, a aplicação de nêutrons contribui para o desenvolvimento de novos fármacos, usados para determinar estruturas de moléculas orgânicas e interações proteína-ligante, facilitando o design de medicamentos mais eficazes. Técnicas como tomografia com nêutrons podem ser aplicadas para estudar estruturas anatômicas ou detectar anomalias em materiais biológicos, além de proporcionar a investigação de materiais para próteses, implantes e dispositivos médicos, com vistas ao entendimento de sua biocompatibilidade e funcionalidade. 

Por fim, na área de Novas Tecnologias tem-se o design de materiais nanoestruturados. A investigação com nêutrons auxilia na compreensão de materiais com propriedades únicas, como materiais fotônicos, magnéticos ou supercondutores, entre outras aplicações.

Serviço:

Escola de Nêutrons 2025 

Primeira Escola Paranaense de Aplicações de Nêutrons no Agro, Medicina, Indústria, Energia e Novas Tecnologias

Data – 20 a 25 de outubro de 2025

Local – Universidade Federal do Paraná (UFPR) – campus Rebouças Curitiba – Paraná 

Instagram – @escola_de_neutrons_2025_isisbr

E-mail para contato – escoladeneutron2025@lorxi.com.br