Evento destaca impacto da pesquisa e inovação no Paraná, com participação ativa de estudantes e pesquisadores
Um dos projetos presentes na 3ª Semana dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) foi o NAPI Energia Zero Carbono (NAPI EZC), que completou um ano e meio de atividades e já acumula importantes resultados.
De acordo com o professor Ivair Aparecido dos Santos, coordenador do NAPI EZC, o projeto alcançou cerca de 30 publicações científicas e outras 30 de divulgação científica, além do depósito de patentes, como a de um equipamento para testar a confiabilidade de células solares, exposta durante o evento.
O professor Ivair ainda ressaltou a importância do evento como um espaço de prestação de contas e conexão entre pesquisadores. “Nosso NAPI destina 70% do financiamento a bolsas para alunos de mestrado e iniciação tecnológica. Contamos com 16 mestrandos e cerca de 100 estudantes engajados nos projetos”, afirmou.
Equipe do NAPI EZC apresenta o Arranjo na 3ª Semana dos NAPIs ( Foto/NAPI PRFC)
A terceira edição reuniu, nos dias 11 e 12 de março, no Campus da Indústria, em Curitiba, pesquisadores, estudantes e representantes do setor produtivo e do governo estadual. O evento promovido pela Fundação Araucária permitiu que cada NAPI apresentasse seus avanços e perspectivas futuras, promovendo uma troca de conhecimento entre diferentes áreas.
A 3ª Semana dos NAPIs mostrou a importância da cooperação entre os Arranjos, permitindo que diferentes áreas trocassem experiências e ampliando o impacto da ciência no estado. “É uma oportunidade única de aprendizado e conexão, fundamental para o avanço das pesquisas e da inovação no Paraná”, concluiu o coordenador do NAPI EZC.
Assista ao vídeo abaixo para acompanhar a apresentação do NAPI EZC na 3a Semana dos NAPIs e saber mais detalhes das pesquisas do Arranjo.
Por Maria Eduarda de Souza Oliveira