Evento em Londrina debate desafios e potencial da Inteligência Artificial na transformação digital do campo
Nos dias 29 e 30 de outubro de 2025, foi realizado em Londrina (PR) o I Simpósio de Inteligência Artificial no Agro, evento que contou com mais de 230 inscritos entre pesquisadores, profissionais, estudantes e representantes do setor produtivo. A iniciativa teve como foco principal discutir o papel da Inteligência Artificial (IA) na transformação digital da agricultura e promover a integração entre pesquisa, inovação e aplicação prática no campo.
O simpósio aconteceu no Anfiteatro Cyro Grossi, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e na Embrapa Soja, sendo promovido pelo NAPI Centro de Inteligência Artificial no Agro (CIA-Agro) — uma parceria entre a UEL, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Câmpus Cornélio Procópio), IDR-Paraná, Embrapa Soja e Fundação ABC. O evento representa a evolução das três edições anteriores do Workshop de IA no Agro e consolida o Paraná como referência em pesquisa aplicada à agricultura digital.

Alunos apresentando projetos científicos para o público do I Simpósio de Inteligência Artificial no Agro (Foto/Anna Prado)
A programação contou com palestras e mesas-redondas sobre possibilidades do uso da Inteligência Artificial na agricultura, AgDataBox no uso de dados na tomada de decisão agrícola, governança e segurança da informação e modelos de linguagem aplicados ao agronegócio. Participaram como palestrantes Robson Parmezan Bonidia (UTFPR – Cornélio Procópio), Cláudio Leones Bazzi (UTFPR – Medianeira), Hugo Queiroz Abonizio (Maritaca.AI), Luciano Soler (IDR-Paraná), Eduardo Speranza (Embrapa Agricultura Digital), André Galletti Jr. (Cooperativa Integrada) e Diego Rossi (Jacto Agrícola), que compartilharam experiências e perspectivas sobre o avanço das tecnologias de IA no setor.
O evento também incluiu uma mostra de pôsteres científicos, incentivando a troca de conhecimento entre pesquisadores e estudantes, e encerrou suas atividades com uma mesa-redonda na Embrapa Soja sobre integração entre o setor produtivo, a pesquisa e a gestão de dados agrícolas.
Com apoio da Fundação Araucária, Governo do Estado do Paraná, Agro Valley e Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação, o simpósio reforçou o papel da cooperação institucional para o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à sustentabilidade e à competitividade do agronegócio brasileiro.
Por Anna Prado