Pesquisadores articulam projeto promissor de aeronave não-tripulada voltada à pulverização aérea
Numa importante parceria com a Indústria Paranaense de Estruturas (IPE), o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Aeronaves de Pequeno Porte reúne pesquisadores paranaenses visando conceber, desenvolver e introduzir no mercado uma aeronave não tripulada, a AgroVANT. Voltada para pulverização agrícola, essa ferramenta inovadora pretende oferecer desempenho significativamente superior às soluções atuais, destacando-se pela alta produtividade, eficiência operacional, maior velocidade e redução de custos, consolidando-se como uma alternativa proeminente no setor.
“O NAPI foi um habilitador e um motivador para reunir universidades e pesquisadores que trabalham com coisas relacionadas a aeronaves num projeto que tem uma significância muito grande para a economia do Paraná, que é a agricultura e a pulverização aérea”, afirma o professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e membro do Arranjo, Marco Aurélio Wehrmeister.
O professor Marco Aurélio Wehrmeister apresenta resultados do NAPI Aeronaves de Pequeno Porte na 3a Semana dos NAPIs (Foto/Milena Massako Ito)
O professor Marco Aurélio Wehrmeister apresenta resultados do NAPI Aeronaves de Pequeno Porte na 3a Semana dos NAPIs (Foto/Milena Massako Ito)
Mesmo com pouco tempo de atuação, os pesquisadores já colhem os primeiros resultados. “Estamos com quatro ou cinco projetos em paralelo que já apresentam resultados concretos muito fortes. Temos desde simuladores e modelagens matemáticas da aeronave até o desenvolvimento de um protótipo, que será o nosso entregável final”, explica Marco Aurélio. Segundo ele, o ritmo de trabalho tem surpreendido até os próprios integrantes do projeto: “Todos estão avançando numa velocidade acelerada, surpreendente para esse tipo de iniciativa”.
A participação na 3a Semana dos NAPIs também foi uma oportunidade estratégica para divulgar o trabalho do NAPI Aeronaves de Pequeno Porte. Nos dias 11 e 12 de março, o Campus da Indústria, em Curitiba, recebeu o evento organizado pela Fundação Araucária, com a presença de pesquisadores, gestores e representantes do setor produtivo para apresentar os avanços e perspectivas futuras dos NAPIs em atividade.
“São eventos como esse que nos permitem mostrar o que fazemos no NAPI e os resultados que estamos atingindo. Às vezes, surgem contatos improváveis que provavelmente não aconteceriam fora daqui”, conclui o professor Marco Aurélio.
Assista o vídeo abaixo para acompanhar a apresentação do NAPI Aeronaves na 3a Semana dos NAPIs e saber mais detalhes das pesquisas do Arranjo.
Por Guilherme de Souza Oliveira