Fundação Araucária e NAPI Trinacional fortalecem cooperação científica em visita técnica

magem destacada noticia

Fundação Araucária e NAPI Trinacional fortalecem cooperação científica em visita técnica


Intercâmbio acadêmico e ambiental favorece a sustentabilidade entre Brasil, Argentina e Paraguai

No início de fevereiro, o diretor-presidente, Ramiro Wahrhaftig, e Científico, Luiz Márcio Spinosa, da Fundação Araucária, realizaram uma visita técnica à Facultad de Ciencias Forestales da Universidad Nacional de Misiones (FCF – UNaM), na cidade de Eldorado, Argentina. A iniciativa foi organizada pelas pesquisadoras do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Trinacional, Adriana Brandt e Claudia Enrech. O evento reforçou a cooperação acadêmica e científica no contexto trinacional.

A agenda incluiu ações focadas na restauração florestal, com uma imersão na Reserva de Uso Múltiplo Guarani, gerida pela FCF – UNaM, e visitas técnicas aos laboratórios da instituição. Essas atividades promoveram o diálogo entre universidades, governo, setor produtivo e sociedade, fortalecendo a abordagem da quádrupla hélice na região.

Esse tipo de intercâmbio tem um papel essencial na inovação e na busca por soluções conjuntas para os desafios ambientais enfrentados pelo território trinacional, composto por Argentina, Brasil e Paraguai. 

Por meio da pesquisa-ação e da construção colaborativa do conhecimento, o NAPI Trinacional articula diferentes setores e saberes para desenvolver iniciativas alinhadas às demandas emergentes e às particularidades da região.