NAPI Tecnologia Assistiva

NAPI Tecnologia Assistiva

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (PcD), Lei n. 13.146/2015, define o conceito de Tecnologia Assistiva como: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços, que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) em Tecnologia Assistiva (TA) trabalha para reduzir as barreiras de inclusão social, educacional e profissional de idosos e PcDs, estruturar aspectos de cidades inteligentes e acessíveis, promover metodologias, produtos e serviços e atuar para o acesso equitativo e inclusivo da TA em articulação com as políticas públicas, no Paraná.

ods - img
ods - img
ods - img
ods - img

Objetivos

Imagem

Fomentar a integração e coordenação de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação

Imagem

Constituir a Rede Paranaense de Inovação em Tecnologia Assistiva

Imagem

Subsidiar a organização de dados para a elaboração de políticas públicas voltadas à TA

Imagem

Estimular a investigação e a educação em Tecnologia Assistiva

Imagem

Compartilhar conhecimento com organizações e pessoas sobre Tecnologia Assistiva

Imagem

Desenvolver metodologias, produtos e serviços em TA

Imagem

Difundir as boas práticas em relação à Tecnologia Assistiva e Inovação

Números

147

bolsas pesquisa

16

bolsas técnicas

32

bolsas pesquisa

20

bolsas pesquisa

4

bolsas pesquisa

16

bolsas técnicas

NAPI PLAY

O NAPI Play apresenta o conceito de tecnologia assistiva e explica um pouquinho sobre o NAPI TA. O NAPIcast reúne arquivos de áudio sobre o Arranjo. O primeiro episódio é uma edição da apresentação que o professor Percy Nohama fez na II Semana Geral dos NAPIS, promovida em 2023. O segundo episódio fala sobre a formação do NAPI e seus objetivos. O terceiro diz respeito a um dos projetos realizados pelo NAPI Tecnologia Assistiva, a cadeira anfíbia. A fonte é a Agência Estadual de Notícias.