Pesquisadores de três grandes universidades do Paraná, que estudam a geração de energia solar, buscam desenvolver uma metodologia para avaliar o desempenho de usinas fotovoltaicas em propriedades rurais. Até 2030, o Estado planeja cumprir a meta de instalar mais de 90 mil unidades, dentro do Programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Reunidos no Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Solar, o grupo trabalha com foco na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias voltadas ao uso eficiente e eficaz de usinas fotovoltaicas. O objetivo é fortalecer a economia paranaense, criando o conceito de agronegócio inteligente, tendo a sustentabilidade econômica e ambiental como proposta central.
Entre os vários objetivos do NAPI Solar também está a ampliação do conhecimento científico desenvolvido na Academia e, através da parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), do Paraná, aplicar nas propriedades rurais uma metodologia de auditoria para que os equipamentos tenham máximo desempenho e vida útil.