NAPI Genômica

NAPI Genômica

O NAPI Genômica integra pesquisadores do Paraná em um ecossistema de inovação, que envolve o Estado, a Academia, a iniciativa privada e a sociedade civil.
Surgiu a partir do Instituto de Pesquisa do Câncer, o IPEC, em Guarapuava, que, hoje, é uma das bases tecnológicas para pesquisas em genoma no Estado.

O corpo técnico e clínico do Arranjo trabalha para o desenvolvimento de áreas como oncogenética, neurogenética, doenças raras, saúde e bem-estar.

Durante a pandemia, os pesquisadores avaliaram as características genéticas do vírus SARS-CoV-2 e do genoma humano e verificaram quais estavam associadas aos desfechos da Covid-19; determinaram as cepas que infectaram a população do Estado; e realizaram um estudo epidemiológico com dados da base de Covid, da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná.

Outro campo de atuação do NAPI é na agropecuária. As pesquisas têm o objetivo de evitar pragas e doenças e garantir processos de criação de rebanhos com as características que vão ao encontro do interesse do produtor.

ods - img
ods - img
ods - img

Objetivos

Imagem

Desenvolver pesquisa básica e aplicada com ênfase em genômica voltada às áreas da saúde humana, além da agricultura e pecuária

Imagem

Descrever o perfil genômico dos paranaenses

Imagem

Apoiar a implantação de processos de medicina de precisão no Paraná

Imagem

Traçar um panorama da pandemia de COVID-19, no Paraná

Imagem

Investigar variações genéticas do Sars-CoV-2 e do hospedeiro humano

Imagem

Desenvolver pesquisa básica e aplicada ao diagnóstico, prognóstico e tratamento do câncer

Imagem

Promover a formação de Recursos Humanos especializados em atenção oncológica

Imagem

Desenvolver pesquisa translacional voltada à prevenção das doenças genéticas

Números

+ 3M

investimento total

7

bolsas de doutorado

+700

Mil em bolsas

81

pesquisadores

NAPI PLAY

O NAPICAST Genômica reúne três arquivos de áudio. Os dois primeiros são memórias da Agência Estadual de Notícias. O episódio 1 fala do Vale do Genoma e o 2 sobre o site do projeto Genomas Paraná. O episódio número 3 é uma edição da apresentação que o coordenador do Napi, David Figueiredo, fez na I Semana Geral dos NAPIS, promhttps://www.iaraucaria.pr.gov.br/wp-admin/post-new.php?post_type=napis#ovida em 2022. Já o vídeo fala o que é o NAPI.