NAPI Fenômenos Extremos do Universo

NAPI Fenômenos Extremos do Universo

O NAPI Fenômenos Extremos do Universo é um dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPI) do Paraná. O Arranjo tem como princípio norteador a consolidação da presença brasileira e paranaense na área da Astronomia, no cenário internacional. Esse trabalho conta com parcerias com instituições de pesquisa e universidades ao redor de todo o mundo.

Com uma abordagem interdisciplinar, o projeto reúne cientistas, astrônomos e físicos que se voltam para a exploração e pesquisa de eventos cósmicos de grande magnitude, nas áreas da Astrofísica, Cosmologia e Gravitação. 

Além da contribuição para a pesquisa científica, o arranjo também promove a divulgação e a educação científicas. O NAPI organiza palestras, workshops e atividades educacionais que envolvem o público, inspirando o interesse pela astronomia e pela física com acessibilidade. Dessa maneira, o projeto fortalece e inspira futuras gerações de cientistas e exploradores.

ods - img
ods - img
ods - img

Objetivos

Imagem

Desenvolver instrumentos voltados para a pesquisa astronômica e espacial

Imagem

Promover descobertas nas áreas da Astrofísica, Cosmologia e Gravitação

Imagem

Fortalecer a internacionalização das instituições paranaenses

Imagem

Fortalecer as parcerias com instituições de pesquisa e universidades ao redor do mundo

Imagem

Promover a divulgação e educação científicas

Imagem

Promover a inclusão social por meio de ações educativas para o público interessado em Astronomia e Física

Números

7

ICTs envolvidas

5

mesorregiões atendidas

50

pesquisadores

20

bolsas de pesquisa

10

artigos

+500

pessoas alcançadas

NAPI PLAY

Quer conhecer mais sobre o NAPI Fenômenos Extremos do Universo? Os pormenores dos trabalhos desenvolvidos pelo Arranjo são apresentados no vídeo ao lado, que aborda as áreas de atuação, os objetivos e as entregas já realizadas à sociedade. Além disso, você pode ouvir um pouco mais sobre o projeto, na entrevista com a professora Rita de Cássia dos Anjos, astrofísica brasileira que integra o NAPI Fenômenos Extremos do Universo.