NAPI Erva-mate

NAPI Erva-mate

O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) “Erva-mate: Inovação e valorização” é uma iniciativa que articula instituições de ensino e pesquisa, setor produtivo, poder público e parceiros internacionais com o objetivo de fortalecer a cadeia da erva-mate no Paraná.

A proposta contempla o desenvolvimento de sistemas de cultivo sustentáveis e de maior produtividade, o aprimoramento do processamento industrial com novas tecnologias, a ampliação das aplicações da erva-mate nos setores alimentício, cosmético e farmacêutico, além da avaliação de seu potencial como alimento funcional.

O projeto inclui ainda ações de capacitação, estudos sensoriais e de mercado, incentivando a diversificação do consumo e a valorização do produto, de modo a promover inovação, geração de renda e desenvolvimento regional sustentável.

ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img

Objetivos

Imagem

Integrar setores da cadeia produtiva da erva-mate

Imagem

Avaliar a viabilidade de novos sistemas de cultivo e disponibilizar genótipos diferenciados

Imagem

Otimizar processos na indústria e propor uma classificação sensorial ajustada à erva-mate

Imagem

Avaliar o potencial funcional da erva-mate

Imagem

Estudar o comportamento de consumidores

Imagem

Oferecer treinamentos e capacitações

Imagem

Diversificar o uso da erva-mate na alimentação escolar e agregar valor

Números

10

Coordenadores

27

Pesquisadores

29

Bolsistas

7

ICTs Nacionais

5

ICTs Internacionais

2

Mesorregiões atendidas

24

Subprojetos/estudos/ações

+R$ 3,9M

Investidos

NAPI PLAY

Para conhecer as principais propostas do NAPI “Erva-mate: Inovação e valorização”, o vídeo institucional oferece uma visão sobre a atuação do projeto, destacando sua importância para o cultivo da erva-mate no Paraná. Já no podcast, a coordenadora do NAPI, Vânia de Cássia da Fonseca Burgardt, explora os diferentes eixos do Arranjo e ressalta a relevância de um projeto como este.