O objetivo do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Bioinformática é fortalecer e consolidar a formação de recursos humanos e o desenvolvimento científico e tecnológico na área.
A ideia é atuar como apoio estratégico no desenvolvimento de metodologias e análises de dados para grupos de pesquisa e centros tecnológicos, promovendo a descoberta de conhecimento, a partir de dados biológicos, chamados dados ômicos. Além disso, o NAPI quer facilitar o acesso à infraestrutura computacional paranaense e à expertise de professores e pesquisadores dos programas de pós-graduação em Bioinformática do Paraná.
Essa meta vem sendo alcançada por meio de ações inovadoras, sinérgicas e com visão de conquistas futuras para diferentes segmentos do Estado.
O trabalho do NAPI envolve atores do ecossistema acadêmico, empresarial e industrial, relacionados ao Agro, à Saúde e à Biologia Evolutiva.
Além disso, a equipe do Arranjo, instalada em diferentes regiões do Paraná, vem mobilizando a sociedade organizada e o poder público para consolidar uma infraestrutura de computação multiusuária de alto desempenho.