NAPI Alimento e Território

NAPI Alimento e Território

O NAPI Alimento e Território tem como foco principal contribuir para a soberania e segurança alimentar e nutricional. Ou seja, o Arranjo quer colaborar para uma agricultura familiar que reforce o acesso de todos aos alimentos agroecológicos, vendidos in natura e transformados artesanalmente. Além disso, atua para garantir uma produção sustentável e que valorize os mercados locais, a autossuficiência, a sustentabilidade ambiental e a autonomia decisória das famílias e das comunidades rurais.

A agroecologia é a base teórico-conceitual, metodológica e política do projeto, fundamentando ações de pesquisa, formação e cooperação, em especial, no Litoral e no Sudoeste do Paraná. Essa ciência territorial dá valor tanto ao conhecimento adquirido por meio de processos científicos, como também para os saberes e fazeres das comunidades tradicionais e agricultores familiares.

ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img

Objetivos

Imagem

Diagnosticar a produção de alimentos agroecológicos e de plantas medicinais

Imagem

Identificar limites da transformação dos alimentos agroecológicos

Imagem

Compreender e qualificar os processos de gestão e inovação tecnológica

Imagem

Mapear as agroindústrias familiares artesanais

Imagem

Caracterizar e avaliar a agrobiodiversidade de maior relevância nos territórios

Imagem

Desenvolver processos de melhoramento genético participativo

Números

+900 mil

bolsas

+1,6m

total investido

7

países envolvidos

+400 mil

equipamentos

12

parceiros nacionais

11

parceiros internacionais

NAPI PLAY

O NAPI Alimento e Território concentra todos os esforços para colaborar com uma agricultura mais acessível e que proporcione alimentos saudáveis na mesa dos paranaenses. Você pode conhecer e entender melhor o trabalho desse Arranjo no vídeo institucional e, também, na live sobre o NAPI. Além disso, ouça o episódio de podcast com uma entrevista com o coordenador geral, doutor Marcos Aurelio Saquet, para compreender a essência do trabalho do grupo.