Napis

NAPI Fenômenos Extremos do Universo

O NAPI Fenômenos Extremos do Universo é um dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) do Paraná. O arranjo tem como princípio norteador a consolidação da presença brasileira e paranaense na área da Astronomia no cenário internacional. Esse trabalho conta com parcerias com instituições de pesquisa e universidades ao redor de todo o mundo.…
Leia mais

NAPI Proteínas Alternativas

O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Proteínas Alternativas utiliza sistemas produtivos inovadores, com a colaboração de diversas áreas do conhecimento, para produzir carne celular com identidade paranaense e estabelecer o Estado como protagonista dessa indústria de produção de proteínas. Pensando na crescente demanda da sociedade por alimentos, o NAPI Proteínas Alternativas visa a…
Leia mais

NAPI Neurociências

O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) em Neurociências busca estruturar uma rede sólida de pesquisa em neurociências no Paraná com o objetivo de fomentar a qualificação dos projetos de pesquisa realizados em programas de pós-graduação do Estado. O NAPI ainda atua para promover a organização, integração e coordenação de ações de pesquisa, desenvolvimento…
Leia mais

NAPI Biodiversidade: RESTORE

O NAPI Biodiversidade: RESTORE promove estudos e pesquisas em soluções baseadas na natureza para melhorar o reflorestamento. Assim, há a avaliação das respostas de árvores e da microbiota do solo associadas à seca em três diferentes tipos de florestas: a Floresta Atlântica Estacional Semidecidual Brasileira, a Floresta Decídua Francesa de Carvalho Mediterrâneo e a Floresta…
Leia mais

NAPI Biodiversidade: Serviços Ecossistêmicos

O NAPI Biodiversidade: Serviços Ecossistêmicos tem como foco o desenvolvimento de pesquisas no campo dos serviços ecossistêmicos, termo utilizado para definir o uso dos recursos naturais em nosso benefício. Há o estudo e avaliação de inúmeros bens e produtos, como água, produção de oxigênio, seres vivos, polinização, solo, combustíveis e até mesmo do ecoturismo.

NAPI Biodiversidade: Recursos Genéticos e Biotecnologia

O NAPI Biodiversidade: Recursos Genéticos e Biotecnologia tem o objetivo de estudar, monitorar e avaliar as espécies animais, vegetais e microbianas, entendidas como recursos genéticos, do Estado do Paraná. Além disso, combina-os com os recursos tecnológicos (matérias primas da natureza + inovação humana) para desenvolver novas e aprimorar antigas biotecnologias. 

NAPI Paraná Faz Ciência

O Paraná Faz Ciência (PrFC) faz parte dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPI) como ferramenta para agregar iniciativas de divulgação científica e educação para a ciência. O NAPI PrFC nasce da junção de dois projetos, antes independentes: o Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã – PICCE e o Conexão Ciência – C².  Agora, passam…
Leia mais