NAPI Educação Para Ciência

Demanda principal:
• Participação da sociedade na produção e nos benefícios da C & T.
• Compreensão básica da ciência, combate à negacionismo e fake news.
• Exercício pleno da cidadania na sociedade do conhecimento.
• Construção e consumo coletivo da C & T e suas aplicações.
• Atratividade para carreiras científicas (CT&I).
• Transparência do financiamento público, Controle ético, ambiental etc.
• Compreensão da demanda regional; C&T para desenvolvimento socioeconômico.
• Percepção Pública da Ciência – CGEE/MCTI Sul do Brasil - menos de 10% dos entrevistados consideram a ciência brasileira avançada. Mais de 44% a consideram atrasada. Sul do Brasil – Menos de 15% dos entrevistados visitou um ambiente de C&T, no último ano. Abaixo da média nacional.
• Estratégia de Lisboa (2000): “Transformar o bloco econômico em uma economia baseada no conhecimento: competitiva, dinâmica, sustentável e com coesão social”.
• Promover a discussão pública da C&T.
• Treinar os cientistas para comunicar suas ideias ao público.
• Encorajar a comunidade a tomar decisões baseadas em evidências científicas.
• Fortalecer a comunicação pública da ciência por meio de eventos.
• Tornar as carreiras científicas atrativas para crianças por meio de olimpíadas, mentoria, iniciação científica e dias de cientistas.
• Combater as pseudociências por meio da promoção da compreensão da ciência.
• Aumento de recurso público investido em C&TI, na ordem de 0,06% do PIB, resulta em um aumento em 7% de ganhos empresariais e de 4% em patentes (OCDE).
• Aumento do estoque de conhecimento útil – inteligência coletiva.
• Habilitação de pessoas altamente treinadas, com desenvolvimento de conhecimento tácito e capital humano.
• Criação de novas metodologias e instrumentos científicos.
• Indução de projetos estratégicos e formação de redes voltadas a desafios sociais e econômicos (Commons).

Área principal:
• Sociedade, Educação e Economia.

Solução técnica proposta:
• Fortalecer ações da Ciência Aberta, especialmente Ciência Cidadã, implantadas na forma de rede PICCE (Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na escola).
• Ampliar a visibilidade do Sistema de Ciência, Tecnologia, Inovação (CTI) e ensino superior existentes no Paraná.
• Aumentar a percepção pública de CTI e o níveis de letramento científico entre os paranaenses, especialmente os jovens.
• Ampliar o interesse dos jovens pela ciência e carreiras científicas.
• Estruturar uma Rede Paranaense de Pesquisadores e Instituições atuantes em Comunicação Publica, Divulgação e Popularização da Ciência (REPOPAR).
• Ampliar o diálogo com a educação básica, por meio de ações de popularização da ciência (Museus de ciência, feiras, olimpíadas, eventos de divulgação científica).

Resultados esperados:
• Eixo I: Construção de protocolos de investigação científica aplicáveis por estudantes sob a supervisão dos professores da Rede Estadual de Educação, promovendo a alfabetização científica através da aprendizagem por investigação, estímulo à interpretação dos problemas existentes na realidade local, com vistas a desenvolver temas prioritários previstos nas DCE e BNCC.
Coleta de dados ampla que produza resultados científicos válidos e que possa subsidiar a construção de indicadores relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Elaboração de projetos de investigação pelos estudantes com apoio dos professores da Rede Estadual de Educação, visando a participação em feiras e eventos de ciências, estimulando com isso, o desenvolvimento de competências relacionadas à divulgação e comunicação científica.
• Eixo II: Desenvolvimento de materiais pedagógicos necessários às videoaulas para aplicação no curso de formação para ser utilizado nas instituições envolvidas no projeto. A base estrutural destas videoaulas é que as mesmas explorem os conceitos ligados à proposta de Ciência Cidadã, metodologia científica e aprendizagem significativa por projetos investigativos.
Formação continuada de docentes da Educação Básica em duas etapas de desenvolvimento, cada uma delas com carga horária equivalente a 30 horas. Incluindo orientações práticas para o desenvolvimento e avaliação da eficácia do emprego dos protocolos e a aplicação deste como forma de obtenção de dados junto às realidades de cada docente.
• Eixo III: Web site: o acesso aos dados gerais do projeto será disponibilizado em web site, de forma semelhante a projetos já existentes no mundo (www.globe.gov; opalexplorenature.org), o que permitirá seu uso por qualquer cidadão interessado. Também será possível a aprendizagem pelo web site, que disponibilizará videoaulas e resultados de experimentação, por exemplo.
Avaliação do projeto - o projeto será avaliado continuamente, desde o princípio da aplicação dos protocolos até sua conclusão. Esse acompanhamento irá gerar quatro projetos de pesquisa, dois que serão referentes aos dados pré-aplicação dos projetos, uma para qualitativo e outro quantitativo, e outros dois, nos mesmos moldes dos primeiros, mas que farão referências às informações coletadas após a aplicação do projeto.
Software: o software servirá para a coleta e armazenamento dos dados que serão realizadas pelos professores e estudantes através dos protocolos e sua disponibilização na rede do PICCE.

Instituições parceiras:
• Universidade Federal do Paraná UFPR
• Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR
• Universidade Federal da Integração Latino-Americana UNILA
• Instituto Federal do Paraná
• Universidade Virtual do Paraná
• Universidade Estadual de Londrina UEL
• Secretaria da Educação e do Esporte
• Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP
• UNICENTRO Paraná
• Universidade Estadual do Paraná UNESPAR
• Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
• Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE
• Universidade Estadual de Maringá UEM

Fomento:
• Eixo 1- PICCE R$ 999.900,00 (2020/2021/2022)
PICCE (fase 2) - R$ 2.200.000,00 (2023/2024/2025)
• Eixo 2- REPOPAR, (Fase 1) R$ 70.744,00 (2021/2022- UGF)
Paraná Faz Ciência, FA – R$ 65.909,32 (2021)
REPOPAR (Fase 2) R$ 331.500,00 (2023)
• Eixo 3- Design Research R$ 571.400,00 análise 2023/2024)
• FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA: R$ 4.168.709,32 (2020/2021/2022/2023 e 2025)

Link para o grupo na plataforma iAraucaria e contato com facilitadores:
https://www.iaraucaria.pr.gov.br/itl/#/home/groups/timeline?58a47feb=33

Link da apresentação:
https://youtu.be/SaF2e2U6mbM

Justificativa:
O cotidiano de todos os sujeitos está repleto de componentes que exploram o universo das ciências, fazendo emergir a necessidade de discussão sobre o processo de ensino aprendizagem e o papel da educação em ciência na formação cidadã. A essência que nos impulsiona, nessa Ciência Cidadã tenciona ir além de conhecer os fenômenos do mundo natural e as transformações produzidas pela tecnologia, que fazem parte da realidade. Para tanto é relevante o domínio de conceitos, procedimentos e atitudes de aproximação junto às etapas do método científico com práticas e procedimentos característicos da investigação. Deste modo, na contemporaneidade, é fundamental que o estudante seja capaz de compreender o valor dos conhecimentos científicos, descrever seus usos e aplicá-los em seus contextos cotidianos de forma racional. Em outras palavras, o estudante deve ter a capacidade de definir problemas, levantar hipóteses, sistematizar experimentações, analisar o valor dos experimentos, interpretar os resultados, compartilhar com seus pares as conclusões obtidas e propor intervenções frente às problemáticas locais.
Para dar luzes a esse ensejo é importante que alguns desafios sejam superados na dinâmica entre os atores das práticas pedagógicas. O primeiro ponto vem a ser o engajamento docente numa relação dialógica com o estudante, mediando os processos de apropriação do conhecimento científico. Nessa amplitude os subsunçores da aprendizagem significativa são valorizados como parte de um etnoconhecimento e relacionados aos conteúdos escolares e ao cotidiano de todos. O segundo ponto consiste em fomentar a realização de atividades investigativas pelos estudantes. Nessa crença, o estudante é um agente ativo na busca de seu conhecimento, de modo que o mesmo planeje, organize, desenvolva e interprete as situações de aprendizagem partindo de questões amparadas em sua realidade, que sejam desafiadoras, que reconheçam a diversidade cultural e estimulem o interesse e a descoberta da Ciência Cidadã. O terceiro ponto está na implementação de uma Educação Científica efetiva, a qual balizada pelo letramento e alfabetização científicos, se preocupa com a função social do conhecimento científico. Assim, busca-se promover entre os estudantes a compreensão do significado das ciências na contramão de uma educação bancária e da fragmentação de conteúdos.
Acredita-se na potencialidade da proposta em transformar as realidades por meio da aplicabilidade do conhecimento científico, concatenadas com valores vinculados aos interesses coletivos. Nesse desencadeamento os estudantes serão capazes vivenciar as ciências em suas realidades e com base em seus aportes ou subsídios argumentar, produzir e aplicar os conhecimentos científicos frente aos desafios e diferentes situações de seu cotidiano, independentemente de sua complexidade.


Projetos envolvidos

Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na escola

PI 20/2021 Programa Interinstitucional de ciência cidadã na escola (NAPI EDUCAÇÃO)

Valor total: R$ 999.900,00

ID NAPI Nome do projeto Valor Total do Projeto Instituições Envolvidas Situação do projeto
141/2021 PDI Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola R$ 564.400,00 UFPR Vigente
142/2021 PDI Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola R$ 41.400,00 UEL Vigente
143/2021 PDI Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola R$ 63.400,00 UEM Vigente
144/2021 PDI Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola R$ 51.500,00 UNICENTRO Vigente
145/2021 PDI Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola R$ 36.800,00 UNILA Vigente
146/2021 PDI Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola R$ 146.400,00 UNILA Vigente
147/2021 PDI Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola R$ 96.000,00 IFPR Não contratado até o momento