Fundação Araucária e a coprodução para inovação

No dia 11 de setembro de 2019, Luiz Márcio Spinosa, Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária , visitou o Instituto Stela para a realização da primeira reunião entre o Instituto e a Fundação após a assinatura do contrato entre as instituições, em que o principal objetivo é a coprodução de uma plataforma digital de competências e inovação para o Estado do Paraná.

A tarde de quarta-feira também contou com a participação dos pesquisadores Aran Morales, Denilson Sell, José Leomar Todesco, Neri dos Santos, Maria Angelica Jung Marques, Roberto Pacheco, e Viviane Schneider. Na reunião foram descritas atividades e conceitos sobre Commons Digitais, Inteligência Territorial no Estado do Paraná , Coprodução de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPI) entre outros assuntos relacionados com inovações estruturantes.

Segundo o pesquisador Neri dos Santos, as inovações estruturantes são aquelas que criam desenvolvimento territorial que impacta diretamente na estrutura social de um território, ou seja, muda a estrutura social e econômica de uma região, diminuindo assim a desigualdade social. Esse é um assunto de grande interesse do Estado do Paraná, que busca criar meios de organizar competências e conhecimentos existentes no estado, para criar valor e riquezas na região.

Buscando seguir este caminho, a Fundação Araucária e o Instituto Stela também estão trabalhando em parceria para apoiar a inovação e a coprodução, tendo como objetivo criar estruturas de conhecimento como um bem comum no Estado do Paraná. Outros temas como transformação digital, competências e estruturas organizacionais também foram tópicos de destaque na reunião. Sem dúvida, foi uma tarde produtiva, cheia de aprendizados.

Tags: ,