O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Energia Zero Carbono (NAPI EZC) está dedicado a investigar como suas mídias digitais contribuem para a promoção do letramento científico no público geral. O novo projeto busca compreender, por meio da interação direta com leitores e seguidores, se os textos de divulgação científica publicados estão cumprindo sua função de aproximar a ciência das pessoas de maneira clara e acessível.
Com o novo projeto, o Arranjo quer descobrir se suas estratégias de comunicação realmente fortalecem essa competência no público. Para isso, o estudo conta com a participação ativa dos leitores: ao acessar os textos de divulgação científica do NAPI EZC e responder a um questionário curto sobre a experiência de leitura, qualquer pessoa pode contribuir diretamente com a pesquisa.
De acordo com o articulador do NAPI, Ivair Aparecido dos Santos, as respostas servirão para avaliar a clareza das explicações, o impacto dos conteúdos e orientar melhorias futuras. “A ideia é tentar descobrir se, e depois entender os porquês, nossas postagens e artigos de divulgação científica têm sido efetivos na promoção do letramento científico. Ao final, talvez consigamos respostas que nos auxiliem na gestão de nossas mídias digitais de forma a promover, efetivamente, letramento científico em nossa sociedade”, diz o professor.
Os textos que integram o projeto podem ser acessados neste link. Já as atualizações sobre o andamento da pesquisa e novas publicações estarão disponíveis no Instagram do NAPI EZC, onde a equipe vai divulgar orientações e novidades para quem desejar acompanhar ou participar.
O letramento científico é a capacidade de usar o conhecimento científico para identificar problemas, adquirir novos saberes, explicar fenômenos e tirar conclusões baseadas em evidências. Envolve compreender a ciência como forma específica de investigação, reconhecer como ciência e tecnologia influenciam o mundo e engajar-se criticamente em questões científicas. Abrange tanto a compreensão de conceitos científicos quanto a habilidade de aplicá-los no dia-a-dia.