NAPI Space

NAPI Space

O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Space é uma iniciativa que busca transformar dados de satélites em soluções tecnológicas para atender às demandas do Paraná. A proposta é desenvolver produtos e serviços em áreas que vão da agricultura de precisão à meteorologia, utilizando tecnologias como Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT), e aproximando universidades, centros de pesquisa, empresas e governo.

Para isso, o Arranjo utiliza, de forma estratégica, os dados disponíveis em satélites existentes, com ênfase em inovação, formação de mão de obra qualificada e fomento a novos negócios. Além disso, contempla aspectos legais e educacionais, com parcerias voltadas à regulamentação do uso do espaço e à oferta de cursos de empreendedorismo na área espacial. 

Assim, o estado se direciona rumo ao protagonismo nacional no uso inteligente de tecnologias espaciais e no fortalecimento de uma economia baseada em inovação.

ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img

Objetivos

Imagem

Monitorar qualidade e quantidade de água em rios e reservatórios usando IoT

Imagem

Desenvolver sistema para otimizar rotas e monitorar frota com IA

Imagem

Capacitar cidadãos brasileiros para o desenvolvimento e a implementação de startups inovadoras com tecnologias espaciais e emergentes

Imagem

Fortalecer a extensão tecnológica ligada à educação e à pesquisa

Imagem

Promover a inclusão social via dados e serviços espaciais

Imagem

Integrar inovação e desenvolvimento com foco em demandas sociais

Imagem

Desenvolver e validar soluções nacionais em georreferenciamento de precisão

Imagem

Promover o desenvolvimento sustentável e ético no setor espacial por meio da integração entre direito, inovação e empreendedorismo

Números

25

Pesquisadores

67

Bolsistas

6

Consultores

3

Equipe de apoio na articulação e gestão

+ R$ 4,2M

Investidos

NAPI PLAY

Assista ao vídeo institucional do NAPI Space e descubra como o Paraná vai utilizar dados de satélites para criar soluções voltadas a diferentes setores da sociedade. No podcast, a articuladora do Arranjo, Cristianne Cordeiro, apresenta os subprojetos da iniciativa e explica de que forma a ciência e a inovação espacial podem impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental do estado.