NAPI Corpo em Movimento

NAPI Corpo em Movimento

O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) “Corpo em Movimento: Formação Cidadã em Rede por Meio de Lutas Corporais” é uma iniciativa que reúne nove universidades públicas do Paraná para promover inclusão social e desenvolvimento humano, por meio das lutas corporais. 

Atuando nas áreas da biodinâmica e dos aspectos pedagógicos socioculturais do movimento humano, o projeto busca desenvolver um programa de lutas corporais para estudantes em situação de vulnerabilidade social de escolas do Paraná.

Fazem parte das práticas lutas como capoeira, judô, jiu-jitsu, karatê e muay thai, valorizando a diversidade cultural do estado. A proposta visa à formação cidadã, ao bem-estar físico e mental e à cultura de paz, articulando ensino, pesquisa e extensão.

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Objetivos

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Desenvolver uma rede de pesquisadores da área da biodinâmica do movimento humano, pedagógica e sociocultural

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Elaborar materiais inovadores que auxiliem no ensino e na formação docente

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Desenvolver pesquisas em Ciências do Movimento Humano: Biodinâmica e Pedagógica e Sociocultural

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Elaborar material didático inovador para o ensino das lutas nas escolas do Estado do Paraná

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Contribuir para a formação de futuros profissionais de Educação Física

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Executar a intervenção prática com ênfase na formação cidadã de crianças e jovens

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Estimular a ação conjunta para enfrentar questões como bullying, violência, sedentarismo, entre outras

Números

11

Pesquisadores

40

Bolsistas

+ R$ 2,7M

investidos

9

Pesquisas desenvolvidas

8

Municípios envolvidos

26

Produções científicas

700

Pessoas beneficiadas

16

Escolas participantes

NAPI PLAY

Assista ao vídeo institucional do NAPI Corpo em Movimento e veja como as lutas corporais estão promovendo cidadania, inclusão e saúde em escolas públicas do Paraná. No podcast, o coordenador do Arranjo, o professor Rui Gonçalves Marques Elias, detalha as ações do projeto e explica como a prática das lutas e a pesquisa científica contribuem para o desenvolvimento humano e a valorização da ciência no estado.